Nome da matéria: Biologia
Nome do(a) professor(a): Cristina
Data da lição: 11 de março de 2019
Aquecimento global
Introdução
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viram mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como têm ocorrido nos últimos anos.A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas consequências em nível global.
Resumo das principais consequências do aquecimento global no planeta
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Protocolo de Quioto
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após onze (11) dias de debates e negociações. Os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os cento e noventa (190) países participantes. As bases definidas substituíram o Protocolo de Quioto, que venceu em 2012.
Conferência de Copenhague - COP-15
A 15.ª (décima quinta) Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente os Estados Unidos e a União Europeia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até cem (100) bilhões de dólares para serem investidos no meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.
COP 21 - Acordo de Paris 2015
Em 12 de dezembro de 2015, representantes de 190 países assinaram um acordo em Paris, que visa diminuir o aquecimento global no planeta. O documento aprovado reconhece as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases do efeito estufa, entre elas o aquecimento da temperatura do planeta. O principal objetivo do acordo é limitar o aumento do aquecimento global em, no máximo, 2°C (a referência é a temperatura média do período pré-industrial). Porém, as nações farão todos os esforços possíveis para que este aumento de temperatura fique em até 1,5°C. De acordo com estudos, estes níveis evitariam as consequências nocivas futuras das mudanças climáticas para o planeta. Em 3 de setembro de 2016, a China e os Estados Unidos (maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo) ratificaram o Acordo de Paris. Foi um importante avanço para o combate ao aquecimento global.
Dados recentes alarmantes
- Em maio de 2013, a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou um relatório mostrando que o planeta atingiu a maior concentração de dióxido de carbono da história. A concentração deste poluente, que é um dos principais causadores das mudanças climáticas e do aquecimento global, está com média diária de 400 ppm (partículas por milhão).- Em novembro de 2014, o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) divulgou o 5.º Relatório sobre as Mudanças do Clima e o Aquecimento Global. Neste documento, orienta para a necessidade urgente de diminuição da emissão de dióxido de carbono, adoção de políticas de mitigação dos efeitos futuros e mudanças estruturais.
- De acordo com dados divulgados por cientistas da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e da NOAA, em janeiro de 2017, o ano de 2016 foi o mais quente da história. A temperatura média de 2016 ficou 0,96°C mais alta do que a média do século XX. Estes dados se referem a temperatura medida na superfície terrestre.
Aquecimento global
- Aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa; (fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na terra).
Gases: (efeito estufa)
- CO2 (transportes, indústrias, queimadas...)
- Metano (rebanho bovino)
- Vapor d'água
Consequências: derretimento das calotas glaciais;
Maiores emissores -> Estados Unidos, China, União Europeia, Rússia, Japão;
Protocolo de Quioto: nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Atenção: Escreva um resumo ou redação sobre o texto acima numa folha separada e entregue à professora.
Data da lição: 18 de março de 2019
Cadeia e teia alimentar
Todos os seres vivos necessitam de fonte de energia para viver. Então todos participam de uma cadeia alimentar, que mostra a passagem da matéria (água, sais mineiras e nutrientes) e de energia de um nível trófico para outro. Nível trófico quer dizer nível alimentar.
Há uma enorme perda de energia nas funções celulares (para manter o organismo).
Água e sais mineiras não se constituem em fonte de energia, mas são essenciais à vida.
Fonte de energia é composto orgânico (formado pro cadeias de carbono), como carboidratos, lipídeos de proteínas, Uma vez tendo sua cadeia quebrada no interior da célula, libera energia.
Produtores = São todos: os seres autótrofos (clorofilados), presentes em todas as cadeias alimentares. Eles transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema, ou seja é a base das cadeias alimentares.
Consumidores = São os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, quaternários, etc.).
Decompositores = Reciclam a matéria orgânica, decompondo-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por microorganismos, tais como fungos e bactérias.
Data da lição: 25 de março de 2019
Avaliação
1) (Universidade de Fortaleza) Os pés de café de uma fazenda, depois de prejudicados por uma geada, tiveram suas folhas infestadas por um fungo e suas raízes lesadas por nematoides que nelas se instalaram. Esse cafezal sofreu os efeitos de:
- a) um fator biótico e dois fatores abióticos
- b) um fator abiótico e dois fatores bióticos
- c) dois fatores abióticos e um fator biótico
- d) três fatores abióticos
- e) três fatores bióticos
2) (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) São fatores abióticos:
- a) luz e temperatura
- b) temperatura e bactérias
- c) animais e plantas
- d) vírus e bactérias
- e) luz e plantas
Correção: Alternativa A
3) Para que ocorra a fotossíntese é necessário:- a) água, oxigênio e luz solar
- b) água, gás carbônico e luz solar
- c) glicose, gás carbônico e luz solar
- d) celulose, oxigênio e luz solar
- e) água, luz solar e glicose
4) São considerados organismos autótrofos:
- a) herbívoros e plantas
- b) onívoros e vegetais
- c) algas e plantas aquáticas
- d) plantas aquáticas e animais carnívoros
- e) herbívoros, vegetais e onívoros
Correção: Alternativa C
5) A maior parte do oxigênio (O2) que respiramos provém:
- a) florestas tropicais
- b) vegetais aquáticos (plânctons e algas)
- c) bactérias heterotróficas
- d) vegetais terrestres
- e) florestas brasileiras, principalmente a Amazônica
Correção: Alternativa B
6) No início do século XVII acreditava-se que as plantas necessitavam apenas da matéria presente no solo. Van Helmont, no entanto, mostrou que uma planta colocada em um vaso com terra aumentara alguns quilos em um período de 5 anos, enquanto a terra do vaso diminuíra de peso em apenas alguns gramas. Concluiu, então, que o crescimento da planta foi devido, apenas, à água com que ele a regara. Essa conclusão a que chegou Helmont estava errada, pois, hoje sabemos que o crescimento da planta é causado, principalmente, por:
- a) maior produção de CH4 na atmosfera
- b) fixação do O2 atmosférico no vegetal
- c) um aumento da água absorvida pelo vegetal
- d) fixação de CO2 atmosférico no vegetal
- e) uma relação da água consumida com a produzida
Correção: Alternativa D
7) O homem altera o ciclo do carbono (aquecimento global), através de várias ações, exceto:
- a) queimadas nas florestas
- b) consumo de combustíveis fósseis
- c) respiração de seus 8 bilhões de representantes
- d) produção de energia nuclear
- e) desmatamento de ecossistemas naturais
8) Pertencem ao nécton:
- a) todos os habitantes dos mares que nadam ativamente
- b) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato abissal
- c) todos os habitantes dos mares, fixos ou rastejantes do substrato litorâneo
- d) todos os habitantes dos mares que vivem flutuando no oceano
- e) todos os animais microscópicos do substrato abissal ou litorâneo
9) (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) Associe as colunas abaixo e marque a alternativa que contém a associação correta:
Coluna A
I. Plâncton
II. Nécton
III. Bentos
Coluna B
1. Organismos capazes de nadar ativamente contra as correntes marinhas.
2. Organismos característicos do fundo do mar.
3. Organismos flutuantes incapazes de nadar contra as correntes marinhas.
- a) I – 2; II – 3; III – 1
- b) I – 3; II – 1; III – 2
- c) I – 1; II – 3; III – 2
- d) I – 2; II -1; III – 3
- e) I – 3; II – 2; III – 1
10) Qual o nome dado aos organismos que produzem seu próprio alimento?
Correção: Seres autotróficos.
11) Quais os principais fatores abióticos no talassociclo (ambientes de água salgada)?
Correção: Os principais fatores abióticos no ambiente marinho são: luz, temperatura, salinidade e pressão hidrostática.
12) Defina organismos autótrofos e heterótrofos?
Correção: Autótrofos: Os seres vivos, como plantas e as algas que realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese. Heterótrofos: Os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos pois são incapazes de produzir energia sozinhos (através da fotossíntese).
13) Cite cinco (5) fatores abióticos e 5 fatores bióticos?
Correção: Os fatores bióticos incluem as plantas, animais, bactérias, fungos e microrganismos. Os fatores abióticos incluem a água, luz e radiação, temperatura, umidade, atmosfera e o solo.
14) O que são plânctons (fitoplânctons e zooplânctons)?
Correção: Plâncton são organismos microscópicos que flutuam livremente com as correntes oceânicas e em outros corpos de água. Plankton é composta de pequenas plantas (chamadas fitoplâncton) e pequenos animais (chamados de zooplâncton). A palavra plâncton vem da palavra grega “Planktos”, que significa “à deriva”.
Fitoplâncton: são os produtores primários (também chamados de autótrofos). Como a base da cadeia alimentar oceânica, uso fitoplâncton clorofila para converter a energia (a partir de luz solar), produtos químicos inorgânicos (como o nitrogênio), e dissolvido gás dióxido de carbono em hidratos de carbono.
Zooplâncton: zooplâncton são animais microscópicos que se alimentam de outros plânctons.
15) O que é clorofila?
Correção: A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde.
16) Qual a função dos estômatos e das raízes vegetais?
Correção: A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese. A principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato.
17) Explique com suas próprias palavras a importância da fotossíntese para a existência da vida no planeta Terra:
Correção: A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso planeta depende desse processo. A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais.
O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais.




Nenhum comentário:
Postar um comentário